top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Ana Paula Melo

Como o DIVÓRCIO dos pais se relaciona com o GANHO DE PESO das crianças.

Antes de qualquer coisa, quero dizer que não estou colocando a culpa em ninguém. Casais se divorciam e os motivos disso não vêm ao caso. Não estou sugerindo ninguém a se reconciliar... Quero falar aqui justamente para que quem passa por isso, consiga mapear certos comportamentos.

Quando existe uma separação, não sabemos quais serão os impactos para cada criança. Muitas vezes irmãos gêmeos podem ser afetados de modo diferente.

Eu já tive vários pacientes que engordaram 10-15 quilos no primeiro ano após a separação dos pais. E infelizmente os pais demoram muito para perceber essa relação entre o ganho de peso e a separação.

Existem muitas outras questões, mas quero pontuar apenas 2:

Em uma delas, a criança começa a alternar os finais de semana: um com o pai, outro com a mãe. Naquele final de semana, muitas vezes o pai ou a mãe, deseja compensar toda sua ausência durante a semana, fazendo as coisas mais legais do mundo! E como, infelizmente, vivemos numa sociedade que valoriza muito o fast food, lá vão eles comer o lanche caro, que vem com o brinquedinho.

Uma questão que é mais difícil de pontuar, é a questão das emoções. A sensação e o prazer que comer certas coisas, geram para determinados tipos de pessoas, parecem ser buscados de forma quase que inconsciente, para preencher um tal sentimento de vazio que fica naquela criança ou adolescente. É como se a pessoa quisesse preencher esse vazio no peito, mas ela acaba apenas preenchendo o estômago. Em situações como essa, precisamos de AJUDA PROFISSIONAL e especializada de um PSICÓLOGO. Não adianta falar, entende? Até porque não é de propósito que isso acontece, é inconsciente.

Então fica aqui o alerta para famílias separadas: se perceber um comer diferente, um ganho de peso rápido, ou se você quiser muito agradar seu filho com comida hiperpalatável que você sabe que não é saudável, fica o alerta!

Dra Ana Paula 💛


4 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page